UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DIGITAL DE EMPRESAS E EMPREENDEDORES E SUAS POSSIBILIDADES NO BRASIL

Dessa vez vamos analisar diversos dados publicados por estudos e pesquisas do DataSebrae para construir uma percepção fundamentada em dados sobre como empresas e empreendedores no Brasil tem feito o uso das tecnologias digitais para a efetivação e/ou crescimento de vendas de produtos e serviços no Brasil nas diversas categorias. E para isso vamos começar pelo dado que apresenta o nº de empresas registradas no Brasil hoje que é 22.567.894, como mostra a imagem abaixo. 

Todavia considerando a tipificação desses estabelecimentos podemos analisar que mais de 55% destes são MEI (Micro Empreendedor Individual). Como mostra a imagem.  

E das características do público MEI no Brasil, com base na pesquisa mais recente do SEBRAE (2022) sobre o tema é possível compreender mais detalhes inclusive a tendência desse público em buscar a realização de negócios em canais digitais. Entre outros fatores possíveis de identificar com os dados aqui apresentados. Confira a imagem abaixo.

Os dados abaixo também corroboram com a análise de que parte expressiva do público de empreendedores brasileiros na categoria MEI tem presença digital. Considerando especialmente o dado de 38% que trabalham em casa. Mesmo considerando que parte desse público que trabalha em casa pode atuar com produtos físicos como doces ou  produtos artesanais, a sua comunicação para a venda acontece por meios digitais que vão desde mídias sociais até sites de marketplaces. Confira imagem.
  

Todavia, mesmo identificando a presença de recursos digitais na realização desses negócios. É preciso identificar quais são os meios que essa comunicação para a venda de produtos e serviços é utilizada. E para isso vamos mostrar outro dado apresentado pelo DataSebrae, confira a imagem abaixo. 

Outro dado mais refinado trazido pelo DataSebrae conclui que aproximadamente 82% dos pequenos negócios realizam vendas por canais digitais e entre os mais usados estão Whatsapp, Redes Sociais, Sites próprios e Marketplaces, esse último por meio de parcerias. Veja imagem.

Na era digital ainda existem muitas empresas que não realizam vendas ou apresentam suas marcas no meio digital. E muitas outras que por não conhecerem os mais diversos meios para realização de negócios continuam usando recursos ou estratégias não tão eficazes para o aumento de suas vendas. Um bom exemplo disso é que grandes empresas de marketplaces tem aberto novas oportunidades para empreendedores de produtos e serviços. Aumentando expressivamente as vendas por esse meio. 

Se considerarmos que os 10 maiores sites de e-commerce e marketplace do Brasil reúnem 48,9% de toda audiência do e-commerce no Brasil fica fácil concluir que empreendedores têm nisso grandes oportunidades de realizar mais vendas e assim fortalecer o seu negócio e/ou marca no mercado brasileiro. Confira o número de acessos mensal nas 10 maiores sites de e-commerce/marketplace do Brasil. Veja a imagem abaixo. 

Agora você pode conferir os principais e-commerce/marketplaces pelo percentual de suas buscas por usuários no Brasil.  

Espero que esse artigo de análise sobre empresas e empreendedores e sua presença com vendas em ambientes digitais no Brasil tenha sido instrutivo para seu negócio. Os dados utilizados aqui são do DataSebrae e do Conversion.

Nós podemos ajudar sua empresa ou negócio na tomada de decisões, construindo uma comunicação assertiva para você vender seus produtos ao público que tem interesse no seu produto ou serviço. E fazendo isso sem achismos e sim com fundamentação em dados de diversas fontes. Estamos à disposição para uma consulta.

0 comentários

Enviar um comentário